Notícias

CAMPANHA DA CONASA SANESALTO TRANSFORMA ÓLEO DE COZINHA EM SABÃO

07 de Março de 2023

CAMPANHA DA CONASA SANESALTO TRANSFORMA ÓLEO DE COZINHA EM SABÃO

Iniciativa busca conscientizar a população sobre o descarte correto e o reaproveitamento do resíduo

Desde 2020, a Conasa Sanesalto, operação de tratamento de esgoto em Salto, interior de São Paulo, lançou uma campanha para estimular a população a trazer o óleo de cozinha usado na companhia para que fosse processado e desse origem às pedras de sabão para doação à comunidade.

Nesses três anos, a concessionária produziu cerca de 3 mil pedras de sabão para doação, quantidade que pode ser aumentada significativamente com a conscientização da população. “Reciclar o óleo usado é fundamental para que o resíduo não seja descartado na rede coletora de esgoto, causando entupimento das tubulações, proliferação de insetos e roedores e prejuízos à sustentabilidade ambiental”, destaca Akira Kuriyama, superintendente de operações na Conasa Sanesalto.

O descarte incorreto do óleo de cozinha é um dos maiores contaminantes dos rios. Um litro de óleo descartado de maneira incorreta polui cerca de 25 mil litros de água. Dados nacionais apontam que apenas 2% do óleo de cozinha recebe tratamento no Brasil. O acúmulo de gordura nas redes coletoras podem causar rompimento do encanamento e gerar transtornos com o retorno do efluente para as residências ou vias públicas.

“A separação do óleo usado para reciclagem é um hábito que precisa ser consolidado na população. A nossa iniciativa visa contribuir com esta conscientização e mostrar o quanto a prática traz retorno imediato para as famílias ao diminuírem custos com produtos de limpeza. E esse é o nosso objetivo com a campanha, o de mostrar os benefícios ambientais e financeiros para provocar mudanças práticas e imediatas”, ressaltou Kuriyama.