Notícias

CONASA FAZ DOAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA POTÁVEL PARA COMUNIDADE QUILOMBOLA DURANTE SERTÕES BRB

08 de Setembro de 2022

CONASA FAZ DOAÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA POTÁVEL PARA COMUNIDADE QUILOMBOLA DURANTE SERTÕES BRB

Evento promove ações sociais, empreendedoras e de qualidade de vida nas cidades por onde passa

A Conasa, com o apoio dos organizadores do Sertões BRB, fez a entrega de 65 filtros purificadores de água às famílias e à escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, localizada no município de Mateiros/TO, no dia 4 de setembro. Os filtros, montados pelos colaboradores da empresa, são compostos de dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e uma vela de filtro tradicional para o tratamento da água destinada à ingestão e cozimento de alimentos. Os materiais de composição do filtro foram escolhidos para que pudessem ser replicados, sendo encontrados em lojas de materiais de construção.

“Ficamos muito felizes com essa parceria com a Conasa para a edição de 30 anos. O Sertões BRB é um evento carbono zero e essa é mais uma ação que mostra a nossa preocupação com o impacto ambiental e com a intenção de deixar um legado pelas cidades onde passamos. Queremos deixar uma marca positiva para as cidades anfitriãs. O palco do Sertões é o Brasil e nada mais especial que essa ação que a Conasa se propôs a realizar para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade quilombola”, destaca Leonora Guedes, diretora executiva do Sertões BRB.

Conscientização coletiva

A Comunidade Quilombola de Boa Esperança não possui saneamento, e a água consumida e utilizada pelos moradores provém do Córrego Boa Esperança, córregos adjacentes menores e de um poço artesiano. O uso dos filtros de água será um ativo importante para a saúde da população. Eles contêm um adesivo com explicações sobre a limpeza e troca periódica da vela para a manutenção da qualidade da água potável.

Junto com o filtro, as famílias receberam uma cartilha com informações sobre a importância do consumo da água tratada, alerta às doenças relacionadas à falta de saneamento e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água. “Além da doação do filtro destinado a potabilidade da água para todas as famílias da comunidade, promovemos uma ação de conscientização sobre a importância do consumo de água tratada, em uma iniciativa social e educacional que contribui com a saúde dos moradores e com a disseminação de conhecimentos sobre cuidados com a água na ingestão e na preparação dos alimentos”, afirmou Mario Marcondes Neto, diretor presidente da Conasa.