Notícias

SALTO TEM INDICADOR DE SANEAMENTO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

20 de Março de 2023

SALTO TEM INDICADOR DE SANEAMENTO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Ranking do Instituto Trata Brasil compartilha dados na Semana da Água

Na Semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Instituto Trata Brasil publica a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do país. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros para dar luz a um problema histórico vivido no país. A falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população.

Os dados do ranking apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,2% do volume gerado é tratado. Salto conta com os investimentos privados da Conasa desde 2007 e tem hoje 98% do esgoto coletado e tratado. O indicador posiciona o município acima da média das 20 cidades mais populosas do país melhor posicionadas no ranking, que é de em 80,6%.