Notícias

VIRADA DE ANO: VOLUME DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO FORAM RECORDES EM ITAPEMA

16 de Janeiro de 2023

VIRADA DE ANO: VOLUME DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO FORAM RECORDES EM ITAPEMA

Números da Conasa Águas de Itapema apontam para o crescimento significativo de demanda

De 20 de dezembro a 10 de janeiro, período de maior concentração de turistas em Itapema, o volume de produção das Estações de Tratamento de Água e da Estação de Tratamento de Esgoto foram recordes.

No comparativo com as últimas quatro temporadas de verão, o aumento da produção de água tratada foi superior a 160 milhões de litros, totalizando 915 milhões de litros em abastecimento no período.

Já no tratamento de esgoto, o crescimento na quantidade de litros de efluentes tratados, na comparação com as últimas quatro temporadas, foi de 135 milhões, o que significou um volume de 400 milhões de litros de esgoto tratados.

De acordo com a prévia do Censo Demográfico 2022, Itapema ganhou 6 mil moradores de 2021 para 2022, totalizando hoje mais de 76 mil habitantes. O município também foi apontado como um dos destinos preferidos de viajantes no ranking do Airbnb. Entre os 10 destinos mais procurados no mundo estão apenas três cidades brasileiras, e Itapema é uma delas, o que posiciona a cidade como um atrativo turístico de alto reconhecimento.

Nesse ano o município foi considerado o terceiro metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o ranking FipeZap, que avalia o valor da venda dos imóveis no país. Só em 2022, o metro quadrado em Itapema aumentou 16,55%.

“Crescimento demográfico, visibilidade como destino turístico e desenvolvimento socioeconômico estão totalmente relacionados com a entrega de serviços de saneamento. Os ganhos sociais e econômicos que o saneamento proporciona para uma localidade impactam na saúde pública, atração de investimentos, reconhecimento público e geração de emprego e renda”, afirma Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.

No município, o abastecimento de água com qualidade e o tratamento de esgoto, possibilitados pelos investimentos privados realizados pela concessionária ao longo de 18 anos, foram responsáveis pela mudança significativa da cidade enquanto polo turístico e mercado atrativo para investimentos.