Responsabilidade Social e Comunidade

Inserida no contexto econômico da região onde atua, toda empresa tem seu papel no desenvolvimento local, tanto no aspecto social como no econômico e ambiental. Presente em todas as atividades da empresa, essa responsabilidade inclui igualmente a relação com a comunidade do entorno e se torna mais relevante à medida que o propósito da empresa se vincula a serviços à população.

A Conasa incentiva e promove ações voltadas à inclusão social e à educação ambiental da população.

Desde 2007, a Sanesalto desenvolve nas escolas da rede pública de ensino o projeto social "Um salto para o futuro", que promove atividades relacionadas à importância do Saneamento Básico e ao tratamento de esgoto implantado na ETE Santa Isabel, que recebe a população de Salto em grupos de visitas.

A Conasa Águas de Itapema também recebe visitas de estudantes e da comunidade em sua estação de tratamento de água e esgoto para contribuir na conscientização sobre a importância do saneamento básico na saúde da população e incentivar as boas práticas para assegurar a qualidade da água no abastecimento e a eficácia do tratamento de esgoto. A companhia esteve presente na Feira do Meio ambiente, realizada em setembro de 2018, onde realizou uma ação de coleta de resíduos como pilhas e baterias, óleo de cozinha, esponjas de louça, garrafas PET, entre outros. Outra iniciativa nesse ano foi a realização de oficinas educativas de reciclagem nas escolas da rede municipal.

Em 2018, mais de 600 famílias foram beneficiadas com a tarifa solidária de consumo de água, entre outros beneficios sociais, nos municípios de Salto e Itapema.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Responsabilidade Social e Comunidade

Projeto Coleta de Óleo de Cozinha - Sanesalto

Agente poluidor da água e do solo, o descarte incorreto do óleo de cozinha acarreta impacto relevante no processo de tratamento de água. Implementado em 2019 pela Sanesalto, o projeto disponibiliza coletor nos locais de atendimento à população para o descarte adequado do óleo de cozinha usado.
Tal óleo é utilizado na produção de sabão sustentável, que é embalado e distribuído gratuitamente à população.

Em 2021, distribuímos 733 barras de sabão. Entre elas, 200 barras para a Central Única das Favelas (CUFA), uma Organização Civil de Interesse Público, criada na favela Cidade de Deus, no Rio de Jane iro, e que hoje está presente em mais de 15 países, além de todos os estados brasileiros, atendendo a população mais vulnerável.


Promovendo a Educação Ambiental

Em Itapema, estamos presentes na conscientização da população a respeito da proteção ao meio ambiente do uso responsável da água. Em 2021, duas ações marcaram nosso engajamento. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, realizamos em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí - Univali o
“Seminário Água: As conexões da vida e do mundo”, evento online que contou com a participação de Vilfredo Schürmann e mais um time de especialistas sobre o tema.

Em junho, para comemorar a Semana do Meio Ambiente, apoiamos o lançamento do livro “Vamos economizar água, amiguinho?” do jovem autor Lucas Oliveira Stinghen Santos.