Governança Corporativa

“Atualmente a governança das empresas é tão importante para a economia mundial quanto a governança dos países.”
James Wolfensohn, ex- presidente do Banco Mundial.

Em um mundo em constante transformação, preservar o valor da empresa e sua sustentabilidade no tempo é um desafio contínuo e imperioso no gerenciamento de empresas. Essa convicção levou a Conasa a aderir às práticas de gestão preconizadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em sua estratégia gerencial.

Um passo importante foi a decisão, em 2016 de integrar membros independentes e externos ao Conselho de Administração, a fim de contar com maior diversidade de capacidades, contribuindo para um melhor desempenho da organização.

A profissionalização do Conselho se insere num conjunto de medidas que vêm sendo implementadas, que incluem a adequação do estatuto social da empresa às normas da BOVESPA e à política de Governança Corporativa adotada pela companhia, fundamentada nos quatro princípios que a norteiam: transparência, equidade, accountability e responsabilidade corporativa.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Marcus Vinicius Bossa Grassano Presidente do Conselho Advogado e sócio do escritório Grassano Advogados, atuando nas áreas contratual e societária. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participou do Program of Instruction for Lawyers and Negotiation da Universidade de Harvard.
Ricardo Kassardjian Membro do Conselho Possui experiência nas atividades de estruturação de consórcios de projetos de infraestrutura, estruturação de garantias e Títulos e Valores Mobiliários para Project finance non-recourse, notadamente nos setores de energia, concessões rodoviárias e saneamento. Foi diretor de empresas de agroindústria, construção civil e comércio varejista. Graduado em Administração e especializado em Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Francisco Carlos Coutinho Pitella Membro Independente do Conselho Membro independente do Conselho de Administração e presidente do Comitê de Auditoria da GTD Participações S.A., empresa com investimentos da EDP - Energias do Brasil S.A. Formado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mario Vieira Marcondes Neto Membro do Conselho Fundador da Águas de Itapema e da Conasa. Advogado com experiência jurídica na área de concessões. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
David Perl Membro do Conselho Diretor-gerente de investimentos da Generate Capital. Possui mais de 17 anos de experiência em investimentos de fundos proprietários e bancos de investimento e desenvolvimento de projetos na América do Norte, América Latina e Europa. Bacharel em Biologia pela Universidade de Toronto e mestre em Finanças e Contabilidade pela Escola de Economia de Londres.
Matan Friedman Membro do Conselho Diretor de investimentos e cofundador da Generate Capital. Trabalhou em tecnologia climática e investimentos em infraestrutura sustentável por mais de 15 anos. Bacharel em Engenharia Industrial pela Universidade de Tel Aviv e possui MBA pela Universidade de Harvard.
Nam Tran Nguyen Membro do Conselho Diretora de Operações da Generate Capital. Possui mais de 15 anos de experiência no setor de energia e renováveis. Atua no Conselho de Administração da Generac, uma empresa de capital aberto e fornecedora global de soluções de tecnologia em serviços de energia e redes elétricas. Bacharel em Economia pela Universidade de Columbia e possui MBA pela Universidade de Harvard.

DIRETORIA

Mario Vieira Marcondes Neto Diretor Presidente Fundador da Águas de Itapema e da Conasa. Advogado com experiência jurídica na área de concessões. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Cláudio Roberto de L. Ramos Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores Foi diretor e sócio da KPMG e associado sênior da BCP Securities, LLC, que é um banco de investimentos norte-americano. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB) com MBA em Finanças e Economia pela Universidade de Nova Iorque (NYU).
Ricardo Salles de Oliveira Barra Diretor de Engenharia e Operações Foi diretor na Minas Arena e na Concer. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).