Governança Corporativa

“Atualmente a governança das empresas é tão importante para a economia mundial quanto a governança dos países.”
James Wolfensohn – ex- presidente do Banco Mundial.

Num mundo em constante transformação, preservar o valor da empresa e sua sustentabilidade no tempo é um desafio constante e imperioso no gerenciamento de empresas. Essa convicção levou a Conasa a aderir às práticas de gestão preconizadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em sua estratégia gerencial.

Um passo importante foi a decisão, em 2016 de integrar membros independentes e externos ao Conselho de Administração, a fim de contar com maior diversidade de capacidades, contribuindo para um melhor desempenho da organização.

A profissionalização do Conselho se insere num conjunto de medidas que vêm sendo implementadas, que incluem a adequação do estatuto social da empresa às normas da BOVESPA e de acordo com a política de Governança Corporativa adotada pela companhia, fundamentada nos quatro princípios que a norteiam: transparência, equidade, accountability e responsabilidade corporativa.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Marcus Vinicius Bossa Grassano Presidente do Conselho Advogado, sócio da Grassano Advogados.
Camilo Ferraz Pegoraro Nonino Membro do Conselho Administrador, ex-banker na área de Infraestrutura do Santander.
Francisco Carlos Coutinho Pitella Membro Independente do Conselho Engenheiro Civil, foi diretor de RI da GTD Participações S.A, empresa com investimentos da EDP - Energias do Brasil S.A em que é membro independente do conselho de admnistração e presidente do comitê de auditoria.
José Roberto de Mattos Curan Membro Independente do Conselho Integra o conselho de administração e o comitê estatutário de auditoria da Alphaville SA. Foi diretor e superintendente nos bancos Francês e Brasileiro, Itaú e Votorantim.
Marco Antonio Cattini Mattar Membro Independente do Conselho Engenheiro Civil, foi conselheiro, vice-presidente, CFO, DRI e Diretor de Engenharia da Trisul S.A. Atualmente integra o conselho de administração da Paramount Têxteis.
Mario Vieira Marcondes Neto Membro do Conselho Advogado, fundador da Águas de Itapema e da Conasa, com experiência jurídica na área de concessões.
Sérgio Augusto Sá de Almeida Membro Independente do Conselho Engenheiro Civil e Sanitarista, com mestrado em engenharia ambiental. Membro vitalício da Academia de Ciências de Oslo, Noruega e membro ativo e ex-vice-presidente da IWA International Water Association (Londres, Inglaterra).

DIRETORIA

Mario Vieira Marcondes Neto Diretor Presidente Advogado, fundador da Águas de Itapema e da Conasa, com experiência jurídica na área de concessões.
Cláudio Roberto de L. Ramos Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores Engenheiro Mecânico com MBA em Finanças e Economia pela New York University, foi diretor e sócio da KPMG e senior associate da BCP Securities, LLC (banco de investimentos norte-americano).
Ricardo Salles de Oliveira Barra Diretor de Engenharia e Operações Engenheiro Civil e MBA em Gestão Empresarial – FGV, foi diretor na Minas Arena e na Concer.