Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA E FAACI REALIZAM EVENTO NA SEMANA DO DIA DA ÁGUA

18 de Março de 2022

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA E FAACI REALIZAM EVENTO NA SEMANA DO DIA DA ÁGUA

Escolas da rede municipal de ensino vão interagir com apresentações teatrais e circences, vídeos e cartilhas sobre o ciclo da água

A semana de 21 a 26 de março em Itapema será de muita interação entre as crianças da rede municipal de ensino. Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Conasa Águas de Itapema e a Faaci – Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, vão realizar eventos diários, de segunda à sexta-feira, em escolas municipais, e no sábado na Rua 217 da Orla da Meia Praia e na Praça da Paz, para chamar a atenção sobre o ciclo da água e os cuidados no dia a dia.

A Companhia KHAOS Cênica, do Rio Grande do Sul, foi convidada para realizar as interações com as crianças e com o público em geral. Especializada em teatro, dança, audiovisual e música, os artistas inovam agregando em suas criações diferentes suportes artísticos. No ano passado, o diretor da Companhia, Denisson Beretta Gargione, foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Nacional Funarte de Dramaturgia.

As apresentações da peça “Conta Gotas, História da Água” acontecerão em cinco escolas, nos períodos da manhã e tarde, voltadas para alunos do 4º ao 6º ano. E no sábado, na Praça da Paz e na Orla da Meia Praia, a Companhia KHAOS fará duas apresentações circenses, uma de manhã e outra à tarde, com o tema “O Circo Chegou – El Grand Scaramouche”.

As crianças também receberão cartilhas sobre os Caminhos da Água, ajudando-as a entender a trajetória da água na natureza, e assistirão ao vídeo sobre o Ciclo da Água que relata a trajetória da água, desde a captação, passando pelo uso e tratamento, até o retorno à natureza.

“É muito importante que as crianças interajam com mensagens sobre a gestão da água para que possamos estimular a conscientização sobre os cuidados que as famílias precisam ter no uso deste recurso natural”, avalia Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema. O vídeo produzido pela concessionária, e que será exibido durante a semana, é educativo e ressalta os cuidados com a qualidade da água no abastecimento e no retorno do efluente à natureza.

Para Raphael Voltolini, Presidente da Faaci, as ações realizadas pela entidade e a Conasa Águas de Itapema são fundamentais para o despertar a consciência das crianças sobre a importância da conservação da água. “Especificamente para as famílias, as apresentações culturais irão mostrar a necessidade de cuidados como o não desperdício da água, a manutenção correta das caixas de água para proteção contra proliferação de doenças e, o mais importante, a destinação adequada do esgoto doméstico. Todas essas orientações são apresentadas de forma lúdica, artística e com uma linguagem simples e acessível. A ideia desse trabalho é plantar sementes de conscientização, especialmente nas crianças, para que possam contribuir com a conservação dos recursos hídricos no futuro de Itapema”, afirmou.

 

SERVIÇO:

Escolas municipais que receberão as apresentações teatrais:

Horários:  10h30 e 15h45

Dia 21 - Luiz Francisco Vieira

Dia 22 - Maria Linhares

Dia 23 - Oswaldo dos Reis

Dia 24 - Bento Eloi

Dia 25 - Francisco Vitor Alves

 

Apresentações abertas ao público

Dia 26 – 10 horas - Orla da Meia Praia

Dia 26 – 16 horas - Praça da Paz