Notícias

CONASA INICIA OPERAÇÃO EM AGUAS DO MERITI

06 de Janeiro de 2016

CONASA INICIA OPERAÇÃO EM AGUAS DO MERITI

Agência de atendimento foi oficialmente inaugurada em novembro

A mais nova concessionária do grupo Conasa - Águas de Meriti - responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e gestão comercial de água e esgoto de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, está oficialmente em atividade. A empresa inaugurou, dia 3 de novembro, agência de atendimento e sede administrativa.

Entre os desafios da nova operação está elevar de zero para 90% o volume de esgoto coletado e tratado no município no prazo de oito anos. E ainda prestar atendimento comercial numa cidade extremamente populosa, com um passivo de anos em relação ao precário fornecimento de água. Segundo o Plano de Saneamento do município de São João de Meriti, existem atualmente 350 quilômetros de rede de esgoto, dos quais 190 quilômetros estão em carga.

A previsão é de que serão investidos R$ 245 milhões nos oito anos iniciais em obras de ampliação, manutenção e recuperação das redes coletoras. A empresa está gerando, de imediato, mais de 80 novos postos de trabalho, sendo praticamente todos os colaboradores moradores de São João de Meriti e municípios vizinhos.

 

Limpeza na Baía da Guanabara

Pelo novo modelo de concessão, Águas de Meriti fará a ampliação, recuperação e manutenção do sistema coletor de esgoto do município e ainda ficará responsável por todos os serviços comerciais como atendimento aos clientes, leitura de consumo de água, emissão de fatura única de água e esgoto, solicitação de serviços, atualização cadastral, cobrança de fatura, instalação e substituição de hidrômetros. 

Com este trabalho, São João de Meriti será o primeiro município da Baixada Fluminense a contribuir para a limpeza da Baía da Guanabara a partir do tratamento efetivo do esgoto na cidade, que atualmente é desaguado em sua totalidade in natura nos Rios Sarapui e Meriti. Além de trazer melhoria de qualidade de vida com a redução de doenças para a população.