Notícias

Empresas Conasa realizam ações de conscientização em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

10 de Junho de 2024

Empresas Conasa realizam ações de conscientização em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A Holding transmitiu a palestra "Nossa Jornada ESG", ministrada por Eliane Tarrit, para os colaboradores de todas as empresas Conasa

Como empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Conasa promoveu e incentivou suas empresas a realizarem ações de conscientização em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

No dia 5 de junho, data oficial da celebração, a holding transmitiu a palestra “Nossa Jornada ESG”, ministrada por Eliane Tarrit, Consultora em Sustentabilidade, SER e ESG, Head de ESG da Agir Social, e participação do CFO da Conasa, Cláudio Lemos e do assessor do CEO, Diego Galiani. Participaram do evento, colaboradores de todas as empresas Conasa.

Além da ação promovida pela holding para todos os colaboradores, as empresas realizaram outras iniciativas de conscientização em prol da Semana do Meio Ambiente.

No escritório da sede, em Londrina, a área de Meio Ambiente convidou os colaboradores a refletirem com a pergunta “O que você faz no seu dia a dia para preservar o meio ambiente?” as respostas foram escritas em notas adesivas e coladas em uma árvore impressa, disponibilizada na entrada do escritório. Além disso, foram expostas informações sobre as iniciativas em prol do meio ambiente que são realizadas por empresas Conasa, para informar os colaboradores.

A Águas do Sertão, uma empresa de saneamento do grupo, promoveu o plantio de mudas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Buriti, em São Miguel dos Campos (AL), e palestras educativas para alunos da Escola Municipal Desembargador José Fernando Lima Souza, na mesma cidade.

Em Penedo (AL), a empresa realizou visitas guiadas a Estação de Tratamento de Água (ETA) para estudantes da rede municipal. Para finalizar, a empresa realizou a oficina Recicla Santana e uma palestra em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMDRUMARH) para alunos da rede municipal, ambos em Santana do Ipanema (AL).

A Conasa Águas de Itapema, outra investida de saneamento da Conasa, promoveu oficinas educativas para cerca de 300 alunos de terceiro a quinto ano de escolas municipais. As atividades foram ministradas pela artista plástica Mônica Turato, com o seu projeto Robôs Adoráveis, que tem como objetivo conscientizar sobre o descarte e a produção de resíduos. A ação foi realizada em parceria com a FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) e a Secretaria Municipal de Educação.

A Via Brasil MT, operação de rodovias da Conasa no Mato Grosso, promoveu palestras internas e ações de reciclagem de plástico com escolas públicas da região de atuação da empresa, com doações de cestas básicas para quem conseguisse maior arrecadação.

Enquanto isso, na Via Brasil BR-163, concessionária da BR-163 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), as atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente serão realizadas durante todo o mês. A iniciativa, apelidada de Mês do Meio Ambiente, reforça a importância da preservação ambiental, mais relevante ainda pela área de atuação da concessionária, que atua em região Amazônica, de destaque internacional.

Fazem parte das ações do Mês do Meio Ambiente a apresentação da mascote Ibi, uma anta que passa a ilustrar os materiais e iniciativas da rodovia em prol do meio ambiente, palestras e iniciativas de conscientização ambiental voltadas para colaboradores e suas famílias. Para o público externo, será feita a distribuição de flyers para caminhoneiros, com dicas simples de como ser um “amigo do meio ambiente”, além de ações em escolas da região.

A Alegrete, empresa de iluminação pública da Conasa, aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para lançar o projeto Óleo Solidário em sua operação com um ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado. Essa é a terceira empresa da Conasa a aderir ao projeto, já em desenvolvimento na Conasa Águas de Itapema e na Via Brasil BR-163.

Para fechar a Semana do Meio Ambiente, nas operações do setor de iluminação pública da empresa foi reforçada a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, essencial por se tratar de um setor que lida com resíduos perigosos, como lâmpadas.