Notícias

ESTUDO DO TRATA BRASIL AVALIA SANEAMENTO NAS 100 MAIORES CIDADES DO PAÍS

01 de Abril de 2022

ESTUDO DO TRATA BRASIL AVALIA SANEAMENTO NAS 100 MAIORES CIDADES DO PAÍS

O percentual de abastecimento da população com água tratada nas 20 melhores colocadas no ranking é de 99%. Em Itapema, 100% da cidade recebe água potável

A porcentagem de população urbana com acesso à água potável em Itapema, município que conta com investimentos privados da Conasa Águas de Itapema, é de 100%, o que a coloca à frente das 20 melhores cidades apontadas pelo estudo do Instituto Trata Brasil, publicado em razão do Dia Mundial da Água. A pesquisa analisou o acesso às redes de água potável nos 100 maiores municípios do país. Entre os 20 mais bem colocados, o percentual é de 99%.

Os números ainda apontam que quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Em Itapema, praticamente 90% da população da cidade já conta com a coleta e o tratamento de esgoto. A análise também refletiu a importância dos investimentos em saneamento para garantir a qualidade dos serviços. O relatório aponta que as melhores cidades investem cerca de 340% mais recursos do que as piores cidades em saneamento.

Para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento - Lei Federal 14.026/2020, que pretende atingir até 2033 os níveis de 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto - é necessário que o país invista ainda mais. Os investimentos realizados em 2020, que somaram R$ 13,7 bilhões, foram insuficientes para cumprir as metas, relatou o estudo.