Notícias

EVENTO NA ETA MORRETES MARCA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM ITAPEMA

22 de Março de 2023

EVENTO NA ETA MORRETES MARCA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM ITAPEMA

Autoridades se reuniram para a comemoração da data. Estação de Tratamento de Água vem recebendo alunos para visitas guiadas durante toda a semana

A Estação de Tratamento de Água Morretes foi palco das comemorações oficiais sobre o Dia Mundial da Água em Itapema. Denis Grassi, superintendente de operações da Conasa Águas de Itapema recebeu o presidente em exercício da FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) Wesley Paludo e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Lewandoviski Montagnoli.

Durante toda essa semana, alunos do 9º ano de duas escolas da rede pública - Francisco Vitor Alves (Morretes) e Oswaldo de Oliveira (Várzea) – visitam as instalações da ETA Morretes para conhecerem o processo de tratamento da água para o consumo humano. No início da visita eles assistem ao vídeo sobre “O universo atrás da torneira”, mostrando as várias etapas que a água percorre para estar disponível sempre que necessária. A iniciativa é da Conasa, FAACI e Secretaria Municipal de Educação. 

Wesley Paludo, que representou a FAACI no evento, destacou a importância das atividades de conscientização. “Mostrar aos alunos informações sobre como a água é necessária para a vida humana é fundamental, até para que consigam transmitir o conhecimento para amigos e familiares, na intenção de que cada um faça a sua parte para a manutenção da vida e do desenvolvimento humano e econômico. Esta ação também está sendo uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem as possibilidades de colocação profissional no setor do saneamento”, afirmou.

Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema, reforçou os avanços da cidade nesses mais de 18 anos com os investimentos privados em saneamento. A capacidade de produção da água tratada em Itapema é de quase 50 milhões de litros por dia, e a de reservação de mais de 9 milhões de litros. Nas cinco estações tratamento de água são processados 700 litros por segundo. Em reserva de água bruta são 500 milhões de litros.

“A cidade é abastecida hoje com água de qualidade durante todo ano e consegue suprir a alta demanda nas temporadas de verão. A água é fundamental para a vida, por isso ações como esta, de conscientização de jovens em formação, são muito relevantes para propagar a importância da água tratada. Estamos tendo a oportunidade aqui de mostrar uma das etapas de todo esse processo de tratamento e de como a água chega à torneira, evidenciando que a água é um bem finito e que precisa ser cuidada. Além disso a oportunidade de entusiasmá-los a conhecerem novas profissões e se interessarem em serem os futuros profissionais do setor de saneamento”, afirmou.

Renata Montagnoli, representando a Secretaria Municipal de Educação, salientou a importância desta iniciativa que não só colabora com a formação direta dos alunos em relação ao ciclo da água como se expande para as famílias, favorecendo a construção de uma sociedade mais consciente. “Esta iniciativa de interação prática com os alunos mostra como funciona o tratamento da água que chega a 100% das casas do nosso município, o que representa saúde e bem-estar para a população. Estamos muito felizes com essa ação que proporcionou todo esse conhecimento para os nossos estudantes, ampliando a visão de todos sobre a presença da água em tudo o que consumimos”, avaliou.