Notícias

ITAPEMA REGISTROU 100% DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DURANTE A TEMPORADA DO VERÃO

22 de Fevereiro de 2018

ITAPEMA REGISTROU 100% DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DURANTE A TEMPORADA DO VERÃO

Com 35% a mais de turistas em relação a temporada anterior, investimentos e melhorias realizados pela Conasa Águas de Itapema garantiram excelência no atendimento durante todo o período

 Na temporada de verão de 2017/2018, o abastecimento de água em Itapema foi capaz de atender com qualidade toda a demanda gerada pelos turistas que, segundo levantamento do consórcio Costa Verde & Mar, superou em 35% o movimento do mesmo período no ano anterior. Mesmo com o alto volume de chuvas no início de 2018, a Conasa Águas de Itapema manteve o funcionamento adequado dos sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto.

Com investimentos da Companhia em 2017 que totalizaram mais de R$ 14 milhões, os sistemas receberam ampliações e várias melhorias que se somaram à infraestrutura construída durante mais de 13 anos de operação da Conasa, garantindo o fornecimento de água de qualidade a 100% do município e coleta e tratamento de esgoto a quase 80% da população.

Um dos destaques de todo o investimento realizado no ano passado foi a duplicação da capacidade de reservação de litros de água na Estação de Tratamento em Morretes, que passou de 4 milhões para 8 milhões de litros, com aumento na capacidade de produção de água tratada de 300 litros por segundo para 400 litros por segundo.

Com esse investimento, a produção de água tratada no município aumentou em 17,45% e a reservação em mais de 44%. Hoje, a capacidade de produção total da cidade em todas as quatro Estações de Tratamento de Água em operação é de quase 50 milhões de litros ao dia e a reservação de água tratada é superior a 9 milhões de litros.

Outro diferencial para Itapema foi a construção, nessa década, das duas lagoas de reservação de água bruta, com capacidade de armazenagem de 290 milhões de litros. A iniciativa foi tomada como medida de prevenção para períodos de estiagem em que a captação da água direta em corpo hídrico fica comprometida pela falta de chuvas.

Também em 2017 foram finalizadas a implantação de mais de 19 quilômetros de redes coletoras de esgoto e a operação de mais elevatórias, ampliando o avanço do sistema de tratamento do efluente no município. A Estação de Tratamento do Esgoto em Morretes recebeu ainda várias melhorias no último ano, mantendo-se preparada para o atendimento gerado pela alta demanda de turistas nessa temporada de verão.