Notícias

LUZ DE BELÉM ILUMINA CÍRIO DE NAZARÉ EM 2022

05 de Outubro de 2022

LUZ DE BELÉM ILUMINA CÍRIO DE NAZARÉ EM 2022

Manifestação tradicional no Pará volta depois de dois anos sem realização devido à pandemia

Maior festa do Estado do Pará, com mais de 200 anos de história, o Círio de Nazaré é uma manifestação de devoção à Nossa Senhora de Nazaré, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A expectativa é que Belém receba de 7 a 9 de outubro mais de 2 milhões de pessoas para o primeiro após a pandemia de Covid-19 que inviabilizou a realização da festa nos últimos dois anos. 

Luz de Belém, concessionária de iluminação pública da Conasa em Belém (PA), está concentrando esforços na iluminação dos principais locais da peregrinação que incluem avenidas, e catedrais, além da Santa de Nossa Senhora de Nazaré, um monumento de 34 metros de altura na Av. Visconde de Souza Franco - Doca.

O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações religiosas do mundo e reúne diversas celebrações em todo o estado. Belém é o local de concentração da maioria dos visitantes e fiéis, e onde a festa tem maior proporção. Ao todo, são mais de 10 atividades principais de peregrinação, que incluem romarias a pé, de carro, moto e até de barco. Entre os eventos mais importantes estão a Missa do Traslado, a Missa do Círio, a Procissão da Festa e a Missa de Encerramento.

O ápice do Círio acontece no segundo domingo de outubro, que nesse ano será no dia 9, quando será realizada a principal procissão que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.