Notícias

MAIS DE 7 MIL QUILOS DE RESÍDUOS RECICLADOS EM AÇÃO AMBIENTAL NOS SERTÕES 2023

13 de Setembro de 2023

MAIS DE 7 MIL QUILOS DE RESÍDUOS RECICLADOS EM AÇÃO AMBIENTAL NOS SERTÕES 2023

Operação da Eccaplan com patrocínio da Conasa Infraestrutura envolveu cooperativas de catadores em 5 cidades

Durante os Sertões 2023, maior rally das Américas, a Conasa Infraestrutura foi patrocinadora de várias ações socioambientais realizadas no evento, entre elas da parceria com a Eccaplan – Consultoria de Sustentabilidade, dentro do projeto Sou Resíduo Zero que tem o objetivo de promover a conscientização sobre o impacto da geração de resíduos para o meio ambiente, a importância da destinação correta e a geração de renda para cooperativas de catadores.

Foram 12 dias de trabalhos realizados com cooperativas de catadores das cidades de Petrolina, Crato, Sobral e Cruz, além da chegada em Praia do Preá. Todas as Vilas Sertões contaram com lixeiras seletivas para que as equipes envolvidas trabalhassem a educação ambiental e a segregação dos resíduos na fonte.

Além desta ação, que envolveu diretamente 30 catadores, a parceria entre Conasa, Sertões e Eccaplan abrangeu a realização de palestras sobre hortas pedagógicas e implementação de composteiras em duas escolas públicas municipais, nos municípios de Petrolina/PE e Cruz/CE, envolvendo 380 pessoas entre alunos, pais e professores.

No total, foram 7.031 quilos de materiais reciclados separados, gerando benefício ambiental e renda para quatro cooperativas de catadores - Comarca (Petrolina/PE); AARC (Crato/CE), Associação de Catadores e Catadores Força de Vida (Sobral/CE); e Coopbravo (Cruz/CE) – que foram responsáveis pela coleta, transporte, segregação e pesagem dos materiais separados em papelão, plástico, pet, latas e vidros.

“Nosso objetivo é mudar a relação que as pessoas têm com os resíduos no sentido de não gerar, reduzir, reaproveitar, reciclar e compostar. Dentro destas ações contribuímos para dar a destinação correta a todos os resíduos, gerar empregos e apoiar cooperativas de catadores, e combater o desperdício”, afirmou Fernando Beltrame, Presidente da Eccaplan.

Para a Conasa Infraestrutura, participar diretamente desta ação foi uma forma de ampliar as práticas ambientas realizadas pela empresa e contribuir com a conscientização das pessoas em relação à produção de resíduos e formas de reaproveitamento. “Por meio do projeto Sou Resíduo Zero apoiamos a gestão ambiental dos Sertões 2023, levamos educação ambiental aos estudantes e proporcionamos geração de renda para as comunidades locais”, destacou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa.