Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE REFORÇA A QUALIDADE DA ÁGUA EM ITAPEMA

10 de Março de 2022

MINISTÉRIO DA SAÚDE REFORÇA A QUALIDADE DA ÁGUA EM ITAPEMA

Mapa da Água levantado pela Agência Pública evidenciou a qualidade do abastecimento na cidade

A água tratada pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando estão acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde. O Mapa da Água, recém-divulgado pela Agência Pública, analisou o abastecimento no país em relação à contaminação da água por substâncias tóxicas entre os anos de 2018 e 2020, de acordo com dados do Ministério da Saúde enviados pelas empresas de abastecimento para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano.

A pesquisa levantou 2645 cidades sem testes de substâncias químicas e radioativas na água e 2161 com todos os testes dentro dos limites. Em 763 municípios, foram identificadas substâncias acima do permitido. Em Santa Catarina, entre 157.947 testes, 370 apontaram a presença de contaminantes ou produtos que deixam a água imprópria para o consumo.

Itapema foi uma das quatro cidades em que o mapa não apontou contaminação, estando todas as substâncias dentro do limite de segurança. O levantamento mostra que a maior parte da contaminação (51%) tem origem no próprio processo de tratamento da água, com os chamados “produtos de desinfecção”, gerados quando o cloro interage com outras substâncias. A segunda maior causa (35%) vem de elementos inorgânicos, parte deles cancerígenos. Materiais orgânicos (7%), agrotóxicos (5%) e radioativos (2%) completam as causas.

“O tratamento da água em Itapema passa por processos seguros de controle de qualidade, além de seguir as normatizações da ISO 9001. Amostras de água são coletadas diariamente nos mananciais, na rede distribuidora e nas estações de tratamento e passam por análises química e bacteriológica, o que garante que a água que chega às torneiras é confiável para o consumo humano”, afirma Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.

Em rede social, a prefeita de Itapema, Nilza Simas, referendou a qualidade da água distribuída na cidade: “Itapema está entre as poucas cidades da região que tem qualidade na água que chega na torneira!”, destacou.