Notícias

PROJETO ÓLEO SOLIDÁRIO É LANÇADO EM ITAPEMA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

01 de Junho de 2023

PROJETO ÓLEO SOLIDÁRIO É LANÇADO EM ITAPEMA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Iniciativa da Conasa Águas de Itapema, Facci, Rotary e Secretaria Municipal de Educação incentiva o descarte correto do resíduo

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha após o uso, e ainda promover ações de conscientização socioambiental entre os estudantes do ensino municipal, a Conasa Águas de Itapema, Facci, Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares e Secretaria Municipal de Educação lançam o projeto Óleo Solidário nessa Semana do Meio Ambiente.

Por meio de um ranking entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, o projeto irá estimular a arrecadação de óleo de cozinha usado para reciclagem por empresa especializada e renda revertida para a APAE Itapema. “Por isso chamamos este projeto de Óleo Solidário. Vamos mostrar a importância do descarte correto e estimular a arrecadação para um benefício duplo: proteger o meio ambiente e contribuir com uma entidade filantrópica”, afirma Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.

O ranking com as escolas será iniciado no segundo semestre deste ano, entre os meses de agosto e novembro, com premiações mensais relacionadas à educação ambiental para as turmas que mais se destacarem em relação à quantidade de óleo de cozinha arrecadado. Ao final do ranking, a escola da turma vencedora receberá um computador para utilização acadêmica. 

Segundo Grassi, a conscientização sobre o descarte correto do óleo utilizado na alimentação precisa fazer parte do dia a dia da população. “O despejo irregular no ralo da pia ou no solo traz problemas sérios tanto para a rede coletora de esgoto quanto para o ecossistema ambiental. O projeto Óleo Solidário vai promover a conscientização por meio da educação ambiental e da solidariedade”, afirmou.

Para Rodrigo Bicudo Merege, diretor de Unidade de Conservação e Parques Urbanos da Facci (Fundação Ambiental Área Costeia de Itapema), o projeto está alinhado com as ações que a entidade promove no município relacionadas à coleta seletiva para reciclagem de materiais e conscientização sobre poluição dos recursos hídricos. “A capacidade de poluição do óleo de cozinha no meio ambiente é muito relevante e o projeto vai oferecer uma alternativa fácil e prática para o descarte”, salientou.

Outro aspecto do projeto Óleo Solidário, segundo Merege, é o da cooperação e visão coletiva para a transformação social. “As soluções para enfrentarmos os grandes problemas ambientais não se dão de forma individual. Precisamos trabalhar coletivamente enquanto sociedade. Por isso a Secretaria Municipal de Educação é parceira desta iniciativa. Ao promovermos a conscientização dentro das escolas, trabalharemos o aspecto de coletividade e envolveremos as famílias de forma direta”, afirmou.

De acordo com o Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares, responsável pela logística de transporte do óleo arrecadado, o projeto está em total sintonia com a missão da entidade em formar cidadãos conscientes sobre a importância de preservação do meio ambiente. “A sustentabilidade ambiental é fundamental para que possamos garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras”, salientou a entidade.

Contaminação do descarte irregular

Quando o óleo é despejado diretamente no ralo da pia ou descartado no solo, pode se infiltrar nos sistemas de esgoto ou chegar diretamente aos rios, lagos e oceanos. O óleo forma uma camada na superfície da água, bloqueando a entrada de oxigênio e afetando a vida aquática, prejudicando peixes, plantas e outros organismos. Estima-se que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

Além disso, o óleo de cozinha pode formar depósitos sólidos nas tubulações de esgoto e causar entupimentos. Quando descartado diretamente no solo, também pode dificultar o crescimento de plantas e culturas. A decomposição do óleo de cozinha usado em locais de descarte inadequado pode ainda produzir gases de efeito estufa, como metano, que contribuem para as mudanças climáticas e o aquecimento global.

Para armazenar o óleo usado para reciclagem deposite-o em um recipiente intacto e fechado como uma garrafa pet. Mantenha a embalagem em local seguro e não exposto ao sol. Assim que atingir 2 litros entregue à coleta seletiva.