Notícias

UR JAGUARÉ, OBRA DA SABESP FEITA PELO CONSÓRCIO FEC (CONASA, ETESCO, FAST), É INAUGURADA

19 de Dezembro de 2022

UR JAGUARÉ, OBRA DA SABESP FEITA PELO CONSÓRCIO FEC (CONASA, ETESCO, FAST), É INAUGURADA

Estação de Tratamento de Esgoto integra o Programa Novo Rio Pinheiros

A UR Jaguaré, uma das cinco estações de tratamento de esgoto do Programa Novo Rio Pinheiros para córregos em áreas com ocupações informais, foi inaugurada pelo Governo do Estado de São Paulo nessa segunda-feira, 19 de dezembro de 2022. A obra foi construída pelo Consórcio FEC (Conasa, Etesco e Fast) que venceu a licitação em 2019 para operação do saneamento nos córregos Jaguaré e Antonico, com vazões de 300L/s e de 180L/s respectivamente, compreendendo implantação, operação e manutenção das unidades por um período de 10 anos.

O Programa Novo Rio Pinheiros visa garantir a realização de ações socioambientais e de saneamento para recuperação do rio, afluente do Tietê. Em números, o Programa já contabiliza 2,8 mil litros de esgoto tratado por segundo, representando mais de 650 mil economias conectadas ao sistema de esgotamento sanitário da Sabesp. “A nossa meta de conectar 533 mil residências, foi batida e ultrapassada, trazendo o rio de volta para a vida dos paulistanos”, destacou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre. O resultado foi comemorado pelo Governador Rodrigo Garcia. “É muito bom olhar para trás e ver que um sonho se tornou realidade”.

Os números do Programa ainda vão crescer com a entrada em funcionamento de todas as unidades de recuperação da qualidade das águas, entre elas a Unidade Jaguaré, inaugurada nessa segunda-feira, e que conta com uma inovação tecnológica adicional, pioneira no país, ao incorporar oxidação por ozônio ao processo de tratamento. “O objetivo do Programa é realizar a melhoria contínua das águas envolvendo não somente investimentos em obras, mas a inclusão da sociedade para que o processo de despoluição aconteça ao longo do tempo. E é nisso que acreditamos. Quando há envolvimento de todas as partes interessadas, os resultados são relevantes. Nos orgulhamos de fazer parte desse projeto que se pauta na visão social da saúde pública para o presente e para o futuro”, afirmou Mario Marcondes Neto, presidente da Conasa Infraestrutura.